Ter participado neste projecto foi um grande momento, pois pude passar o dia fotografar a minha irmã, e sabia que este seria um enorme desafio, já que a Luísa está na instituição Nuno Silveira – Apoio a Deficientes de Gondomar e prefere aproveitar o nosso tempo juntos para passear.
Viver o seu dia normal foi fantástico, pois tive a oportunidade de lidar mais de perto com o espaço onde a minha irmã vive, convive e é tratada com carinho pelos amigos e pessoas que lá trabalham. Ali, todos funcionam como uma família, e poder partilhar essa vivência foi um dos momentos mais importantes para mim.
Vivi de perto e fotografei a minha irmã, partilhei com ela um dos seus dias normais, não só na instituição, mas com tudo o que costumamos fazer quando a vou buscar e a levo à praia, a passear, ao cabeleireiro, a almoçar, a jantar, a caminhar, a visitar amigos e a ama.
Foi um grande dia para nós, que fez com que eu me sentisse ainda mais parte do seu quotidiano, no seu espaço, mais feliz com ela e com as pessoas que todos os dias convivem com a Luísa. O dia 15 Maio ficará no meu coração como um dia especial, por ter podido passá-lo a fotografar a minha irmã e me relembrar, assim, de forma ainda mais profunda, o quanto é importante tê-la na minha vida.
Luisa acaba de acordar e aguarda pelo banho. Vive há 5 anos , na Instituição Nuno Silveira , apoio deficientes de Gondomar.
Conexões - Identidade
06:45, Gondomar, Portugal
Luisa depois de tomar banho, vai tomar o pequeno almoço, têm sempre esta atitude de afecto, gosta de abraçar as tecnicas, e os seus amigos.
Conexões - Identidade
07:15, Gondomar, Portugal,
A Luisa apontar para a porta de saída do lar, em seguida vai descer acompanhada por uma tecnica para as actividades que desenvolvem durante o dia.
Conexões - Identidade
07:45, Gondomar, Portugal
Durante o dia é desenvolvido varias actividades a nivel fisico e intelectual dos deficientes , neste caso a Luisa dança com uma tecnica.
Conexões - Identidade
08:45, Gondomar, Portugal
Luisa sai com o irmão, passar o dia fora da Instituição Nuno Silveira ,apoio Deficientes de Gondomar, irá com o irmão passear, ir ao cabeleireiro, almoçar a restaurante, e dar um passeio pela praia, é este rotina que faço com a minha irmã.
Conexões - Identidade
09:45, Gondomar,
A Luisa sempre que sai da Instituição com o irmão , é levada ao cabeleireiro para lavar, pentear e pintar as unhas,se esta rotina não acontecer fica chateada
Conexões - Identidade
10:00, Gaia, Canelas, Portugal
A Luisa vai depois dar um passeio até á praia com o irmão, por vezes é dificil passear com ela , pois não gosta muito de andar a pé, geralmente vamos a Miramar , pois era o sitio onde passeavamos com a nossa mãe que entretanto faleceu há 5 anos.
Conexões - Identidade
11:30, Gaia, Miramar
Luisa quando sai comigo, acaba por almoçar ou jantar fora da instituição, neste caso aqui é o fim do almoço
Conexões - Identidade
14:40, Porto, Portugal
Antes de regressar á Instituição Nuno Silveira, passamos a visitar a nossa tia, que chama Deolinda, é a nossa segunda mãe. A Luisa passa algum tempo a queixar-se que tem frio, em seguida vai para o lar, continuando com actividades, até ao fim do dia, lancha, toma banho, em seguida janta, fica a ver televisão e a conviver com o resto dos meninos.
Conexões - Identidade
15:26, Porto, Portugal
Luisa descansa na sala da instituição depois do jantar, em seguida vai dormir.
Conexões - Sociedade
20:45, Gondomar, Portugal